Curtas é uma comédia sobre o ridículo do ser humano. Sete personagens vão até o palco, se apresentam e revelam, através do abismo entre o que são e o que dizem ser, aquilo que o humor e a comédia têm de mais eficiente e essencial: o patético da vida.
A partir da interpretação magistral da atriz Samantha Schmütz e da direção de Gustavo Damasceno – que também assinam o texto ao lado de André Frazzi -, a realidade da vida ganha cores fortes e divertidas em diversos personagens. A socialite Leonina Borges, apesar do rosto deformado por plásticas e do vazio de sua vida de esposa de um milionário do petróleo, desfila como uma lady sua egotrip diante da platéia; o playboy Juninho Play, em seu discurso machista e absurdo, explica suas táticas de conquista e conta suas aventuras na procura da próxima “gatinha”; a cantora de churrascaria Fátima, durante seu pequeno show com o melhor da MPB (cover de Maria Rita, Ana Carolina, Beth Carvalho), é obrigada a anunciar as promoções do dia; a sexóloga Conchita Serena, famosíssima, dá sua palestra desfiando conselhos absurdos para uma satisfação sexual plena; a jovem aspirante a cantora Vãnessa realiza no palco seu teste para se tornar a cover oficial da Britney Spears da América Latina; Marina, a enfant terrible, escrevendo sua carta para Papai Noel. E, por fim, Bailante dos Santos, a baixinha favorita do Brasil em sua performance de ginástica olímpica ao som de brasileirinho.
A produção e realização da peça é da própria atriz, Samantha Schmütz, e a produção local para a temporada em São Paulo foi feita pela Desembuxa Entretenimento.