Baseado no conto homônimo de Fernanda Nardy Bellicieri, Fuga e Cativeiro é um curta-metragem divertido, que fala sobre três gerações de mulheres de uma mesma família – interpretadas pelas atrizes Geórgia Gomide, Nicole Puzzi e Patricia Coelho -, sobreviventes de mesmo teto, cheias de questões mal resolvidas. Tudo se complica quando Beatriz (Patricia Coelho) ganha do amigo uma lagosta.
Os dias que sucedem à chegada da lagosta são cheios de contratempos. É o que basta para acusarem a coitada de trazer má sorte ou maldição junto consigo. Todos, na verdade, não gostam dela simplesmente porque ela representa o reflexo calado da família. Eles têm medo da identificação. A lagosta, embora odiada por todos e olhada sempre com desconfiança, é quem, de fato, acaba restabelecendo as relações familiares na casa.
“Dormiam sob o mesmo teto de aflições e tolas verdades, de perdas de algo e faltas de sorte. Insones sob o mesmo teto. Às vezes, causa frieza a falta de vida. Falta comedida por aqueles que a possuem e a levam passear de rodas, paralítica, desgastada. (…) Pessoas nós, e insatisfação, às voltas com dores de fabricação própria e feridas de Prometeu. Promessas que se desejam, a pedidos clamorosos, sejam cumpridas. (…) Onde estamos, além de sob o mesmo teto? Onde nos fala a harmonia e cumplicidade? Aonde escondemos os sonhos de compaixão e cores fraternas?” (trecho do conto)
Com direção de Rodrigo Gontijo, Márcia Toledo e Daniel Torrieri Baldi – que também assina o roteiro -, o filme reúne um ótimo elenco, proporcionando cenas hilárias e divertidas: Carlo Briani, Fausto Maule, Theodoro Cochrane, Fernando Assis, Leka Begliomini, Silvetty Montilla, Carla Toute e Sabrina Petraglia.